Quais as flores e plantas preferidas das ablhas?

Plantas e flores: quais as preferidas das abelhas?

Já sabemos que a primavera é a estação preferida das abelhas. É na época mais florida do ano que elas se reproduzem e também trabalham duro, depois de um período de recolhimento que dura todo o inverno.

A polinização, realizada por elas, é crucial para a produção dos alimentos que comemos e para a reprodução de plantas usadas na alimentação de vários animais. Por si só, isso torna as abelhas ainda mais importantes para nosso ecossistema, conferindo a elas um papel crucial na manutenção do equilíbrio dos ciclos de vida do nosso planeta.

Por isso, para contribuir com a continuação desse ciclo, nós também podemos fazer nossa parte. Na escolha de plantas e flores para seu jardim, dê preferência àquelas que as polinizadoras mais gostam. Selecionamos algumas, abaixo, para dar uma mãozinha e receber a primavera com mais perfumes e cores.

1.Abelhas e Flores

As abelhas se sentem atraídas por plantas aromáticas, principalmente as que dão flores miúdas, amarelas e lilases. Por isso elas são indicadas para atrair mais polinizadoras e garantir sua sobrevivência.

Em algum lugar que bata o sol, semeie flores pequenas, de cores claras, como a lavanda, a sálvia, a borragem, os ranúnculos, malvas e campânulas.

Não se esqueça também: margaridas e girassóis são um deleite para abelhas.

2.Ervas e temperos

Mas também os temperos de cozinha, salsinha, coentro, tomilho, orégano, funcho e tantos mais são ótimos para atrair abelhas e outros insetos polinizadores. Manjericão, manjerona, alecrim, dente de leão e hortelã, também não ficam para trás na lista das polinizadoras.

Plante também

Outras flores que vão agradar são:

– Calêndula;

– Alisso;

– Papoila;

– Gerânio;

– Zínia.

Você sabia?

– As abelhas polinizam todos os tipos de flores. Mas aquelas com cores monótonas, escuras e pardacentas são as suas favoritas.

– Uma só abelha visita cerca de dez flores por minuto, em busca de pólen e do néctar. No total, ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores;

– As abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor com a língua e guardam-no em uma bolsa localizada na garganta;

– Apenas as fêmeas trabalham e, assim, chegam a viver 80 mil numa colmeia;

– Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Portanto, para produzir um quilo de mel, as abelhas têm de visitar cinco milhões de flores.

Se quiser saber mais sobre a própolis e suas propriedades, fale com gente! Nos encontre nas redes sociais Facebook e Instagram.

Para ler outros artigos sobre própolis e saúde, acesse nosso blog ou nosso site www.realpropolis.com.br.

Até o próximo artigo!