Gosta de jogar bola com os amigos? Leia nossas dicas para sair ganhando…

Quem aí gosta daquela pela durante a semana ou até mesmo no fim de semana? É uma excelente prática esportiva, afinal de contas, aquele joguinho na manhã de domingo contribui não só para sua saúde e longevidade, mas também para seu preparo físico e bem-estar emocional.

No entanto, todo bom jogador, seja ele profissional ou amador, sabe que precisa tomar alguns cuidados para minimizar as chances de surpresas desagradáveis. O risco de se machucar durante uma partida de futebol é grande, considerando que é um esporte de contato e por mais que seja encarada como um simples bate-bola, é quando menos se espera que a lesão vem. Por isso, é preciso antes de tudo prestar atenção aos sinais do seu corpo e claro, se prevenir pra não precisar ficar um bom tempo parado no “DM” se recuperando da lesão.!

Neste sentido, é interessante fazer um check list das coisas importantes que podem fazer toda diferença. Algumas podem parecer frescura, mas pode acreditar, faz toda diferença. Para ajudar, listamos cinco itens que consideramos os mais importante e explicamos o por quê, veja quais são!

1 – Garrafa de água

A água é um dos itens mais importantes! Durante o jogo ou qualquer outra atividade física intensa, a transpiração do seu corpo aumenta bastante e a perda de água também, é a famosa homeostase térmica, mecanismos que o corpo humano utiliza para manter a sua temperatura constante. Você já deve estar cansado de saber que aproximadamente 70% do nosso corpo é água, além disso cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água. Por isso, beber água é essencial para manter a hidratação.

O ideal é beber 200 ml de água para cada 20 minutos de exercícios físicos, ou nos intervalos se for um jogo de futebol, para evitar também a perda de minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo. 

2 – Alimentação

É bem provável que depois de uma partida de futebol você se sinta faminto, ou não, vai depender se comeu algo antes! A ingestão de alimentos antes de atividades físicas devem ser feitas com no mínimo uma hora de antecedência, sempre dando preferência para comidas de rápida absorção como uma banana, mel e aveia. Após o futebol com os amigos sempre tem alguém com aquela ideia genial de tomar uma cerveja bem gelada para refrescar e pede logo uma porção de fritas ou aquele torresmo bem caprichado. OK, mas saiba que não é o ideal. Se for tomar mais de uma, é importante que você coma algo mais saudável antes.

Se este não é o seu caso e você esta mudando seus hábitos,  sabe que não pode cair na tentação! Faça uma alimentação balanceada e rica em fibras, muitos legumes e vegetais, principalmente se for a noite, para não atrapalhar o sua noite de sono.

Então fica a segunda dica, tenha sempre na sua bolsa uma barrinha de cereais ou frutas desidratadas para casos de imprevistos. Isso também pode te salvar, caso sinta algum tipo de mal-estar durante a atividade. Em alguns casos os níveis de glicose podem diminuir no seu organismo durante o jogo e causar sintomas como tonturas.

3 – Protetor solar

Pode parecer frescura falar que o protetor solar é importante para quem vai praticar algum exercício físico. A verdade é que dependendo da duração da exposição ao sol e do horario, sim, é importante. Muita gente ainda insiste em não seguir esse conselho, sem se importar com os riscos. Por isso, essa dica não é nada clichê!

É importante ressaltar que a radiação solar em excesso causa muitos danos a nossa pele, como o envelhecimento precoce, rugas, melasmas, flacidez e até mesmo câncer de pele.

Por isso, é extremamente importante a aplicação do protetor solar antes, e aplicação de um creme hidratante depois, para prevenir esses males. Atualmente existem vários tipos de protetores solares. Para Mariana Ribeiro, especialista em Dermatologia pela Santa Casa de Belo Horizonte e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) uma questão importante é saber escolher o tipo de protetor solar ideal.

“Durante a atividade física é importante utilizar protetores com alto poder de fixação. As pessoas acabam preferindo os mais práticos. Mas o protetor em bastão, por exemplo, não sai com o suor e possui boa fixação. Ele é ideal até mesmo para atletas”, esclarece a dermatologista.

4 – Creme para dores musculares

Tenha sempre em sua bolsa um creme ou pomada para combater a dor causada por contusões e machucados. É bem provável que você vá precisar em algum momento. Os cremes e pomadas a base de arnica, por exemplo, auxiliam na circulação sanguínea local e cumprem um importante papel na recuperação muscular com poder anti-inflamatório.

Portanto, é uma poderosa aliada para alívio de dores causadas por lesões, contusões ou até mesmo pancadas.

Leia também: Entenda a dor muscular pós-treino

5 – Talco ou desodorante para os pés

Normalmente, os homens transpiram bastante nos pés. A maioria dos talcos e desodorantes para essas áreas específicas são antibacterianos ou antitranspirantes. Por isso, são eficientes para reter a absorver o excesso de umidade e evitar o mau cheiro. Além disso, eles previnem também as frieiras e micoses causadas por fungos.

Dica extra: monitor cardíaco

Se já faz um tempinho que você está parado e de repente pintou aquela partida de futebol com os amigos, o ideal é monitorar sua frequência cardíaca durante a atividade. Isso porque o futebol exige que você se desloque no campo de um lado para o outro e corra bastante.

Neste sentido, um monitor cardíaco pode te ajudar a manter seu ritmo de uma maneira confortável, sem colocar sua saúde em risco. Assim, será mais fácil perceber seus limites, ousar um pouco mais quando tiver essa possibilidade ou pedir um tempinho para descansar, quando seu corpo der o sinal.

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