Extrato de Própolis: um ótimo aliado contra a dengue

Você sabia que o extrato de própolis pode ser um grande amigo na prevenção da dengue? A doença viral, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem como um de seus principais sintomas a febre alta, de início abrupto e que geralmente dura de 2 a 7 dias. Junto dela, vem também a dor de cabeça, as dores no corpo e articulações, grande fraqueza, dor atrás dos olhos e coceira na pele, além de náuseas e vômitos.

Uma das formas de prevenção da dengue, é acabar com o mosquito, mantendo a casa sempre limpa, evitando a proliferação de possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, também trazem um pouco de proteção às picadas. Repelentes e inseticidas também podem ser usados.

Mas onde é que entra o extrato de própolis nessa história?

Um de seus maiores benefícios é justamente o fortalecimento do sistema imune. Ou seja: o uso do extrato em nosso dia a dia, auxilia no aumento da imunidade do nosso corpo aumenta, diminuindo os riscos de doenças virais ou causadas por bactérias.

A resina da própolis verde é rica em aminoácidos, bioflavonoides, minerais e vitaminas. Isso faz com que ela seja excelente para o sistema imunológico humano. Os bioflavonoides, por exemplo, atuam como antioxidantes e combatem os radicais livres (aquelas moléculas que danificam nossas células e prejudicam o organismo).

Além disso, a própolis age contra a bactéria Helicobacter pylori, causadora da gastrite, e contra a famosa Salmonella. Ela também é um poderoso agente contra fungos e vírus, motivo pelo qual a própolis é amplamente utilizada no combate a doenças respiratórias.

Assim, o extrato de própolis nos auxilia a ter uma vida mais saudável, com cuidados diários que nos fortalecem e nos deixam menos vulneráveis aos sintomas e indícios da dengue.

Extrato repele o mosquito: mito ou verdade?

Ainda não há nenhuma pesquisa ou estudo científico que comprove ou não o auxílio da própolis como repelente do mosquito causador da dengue. Acredita-se que, o uso frequente do extrato de própolis, repele naturalmente o mosquito que, ao se aproximar do nosso corpo, logo se afasta ao sentir o aroma da própolis.

Mito ou verdade, nos apegarmos aos outros benefícios do extrato de própolis, já faz dele um grande aliado contra doenças e à favor da nossa saúde e bem-estar.