Correr é bom para… conheça alguns benefícios da corrida

Mais do que auxiliar a diminuir o peso e manter a forma, correr é bom para inúmeros pontos em nossa vida e traz diversos benefícios. Muitas pessoas correm por gosto, outras para ter um contato maior com a natureza, e ainda há aquelas que correm pelo bem de realizar alguma atividade física e trabalhar a resistência muscular. Mas não é só isso.

Praticar um esporte como a corrida movimenta diversas áreas do nosso cérebro, e interfere diretamente em nosso humor, nossa memória e nossa capacidade de aprendizado. Um estudo realizado pelo psiquiatra John Ratey, da Harvard Medical School, revela que apenas 10 minutos de atividade física diariamente, já é o suficiente para que nosso cérebro comece a se aprimorar.

Ou seja: os benefícios da corrida vão muito além de um bem-estar físico. Correr é bom para nossa saúde mental também e, quem descobre esse prazer presente nessa atividade, cultiva esse hábito saudável, pode transformar a própria rotina. 

4 razões para começar a correr

 

  • Alívio do estresse

 

Correr na esteira ou na rua, por ao menos 30 minutos, tem a chance de mandar embora qualquer tensão. Isso porque quando corremos, aumentamos os níveis em nosso corpo de substâncias químicas calmantes, como a serotonina, a dopamina e a norepinefrina.

Correr pode também interferir em níveis celulares, e reverter o impacto do estresse em nosso processo de envelhecimento.

 

  • Trata a ansiedade

 

Segundo pesquisas realizadas pela ADAA (Associação Americana contra Ansiedade e Depressão), correr ao menos três vezes por semana pode diminuir os sintomas da depressão e da ansiedade, de uma maneira menos agressiva, mas tão eficiente quanto o uso de remédios. A atividade também ajuda a estimular o crescimento de neurônios em algumas regiões do cérebro.

O exercício físico também aumenta o processo de criação de células cerebrais e de conexões entre neurônios, melhorando a atenção e a concentração. 

  1. Amor próprio

Você sabia que correr é bom para melhorar a autoestima? Estudos mostram que, quando começamos a ver mudanças simples em nossa vida, como condicionamento, aptidão física e mais fôlego, a confiança e o amor próprio crescem.

  1. Mais adrenalina

A sensação depois de um circuito intenso de corrida, é de euforia pura. E isso nos estimula a buscar cada vez mais novos objetivos em quilômetros e também em estilo de vida. 

Por onde começar?

Se você se identificou com os benefícios que a corrida traz para nosso corpo e nosso dia a dia, que tal começar a praticar a atividade o quanto antes?

  • Comece correndo por pouco tempo. 10 a 15 minutos é o suficiente para iniciar, alternando entre caminhadas e passos mais rápidos. Aos poucos, vá aumentando o tempo de corrida, sempre alternando com a caminhada. Vale tanto para o percurso ao ar livre, quanto em esteiras nas academias;
  • Respire devagar e de forma consciente;
  • É importante ter o acompanhamento de algum profissional para orientação, ao menos no princípio. Hoje, existem profissionais que, além de oferecer esse apoio físico, também se apresentam como grandes incentivadores de mais e mais quilômetros a percorrer;
  • Tenha consciência do seu corpo e dos seus limites. E respeite sempre o seu tempo, de forma natural;
  • Tome 20 a 30 gotas de própolis verde diariamente. A mistura vai te ajudar a ter mais disposição e maior imunidade.

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Até a próxima!